Tecnicas de negociação
a) Você estaria preparado(a) para receber uma resposta negativa?
Não há resposta 100% negativa dentro da negociação, visto que todos os pontos são colocados à mesa de discuções.
A verdade é que nunca se chegará exatamente no que “eu busco” nem no que “a outra parte busca”, sendo assim, todos que participam da negociação devem estar preparados para receber uma resposta negativa ou diferente do que busca. Eu estou preparada.
b) Qual seria a sua reação?
Tentaria argumentar com fatos e informações, apresentar o resultado do meu trabalho nos últimos meses ou anos, melhorias realizadas, etc, a fim de buscar algo mais próximo do meu ideal. Ainda sim, caso a negativa fosse mantida, agradeceria o interlocutor e novamente retornando ao meu trabalho buscaria mostrar meu diferencial dentro da empresa, para que num futuro próximo pudessemos retomar a conversa sobre o assunto.
c) Como administraria a situação?
Ao entrar em uma negociação, ja estarei sabendo que terei de entrar em acordo com outra parte e, dentro desse contexto, também terei que ceder até certo ponto, e beneficiar também o interlocutor, para que todos possamos sair satisfeitos. Mas no caso de uma negociação salarial, em caso de negativa, sentiria que fracassei na negociação atual e procuraria me preparar para as próximas conversas, ou caso ainda haja oportunidade de voltar a conversar em pouco tempo, buscaria mais informações que sustentassem meus argumentos.
d) Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?
-A melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo meu setor é superior à anterior à minha chegada à empresa;
-A quantidade de serviços prestados à empresa pelo setor duplicou no ultimo ano com a implantação de subsistemas de RH;
- Melhoria no indice das auditorias internas;
-Resolução de pendências graves que vinham de gestões anteriores;
ANEXOS:
Sabemos que negociar faz parte do cotidiano