Tecnicas de negociação
1- Introdução
2- Comportamento organizacional nas organizações 2.1-Conceito de comportamento organizacional nas empresas 2.2-Identificação da inovação nas organizações 2.3-Liderança, o grande diferencial no ambiente de trabalho 2.4- A percepção e a comunicação no ambiente organizacional
3- Conclusão
4- Referencias bibliográficas
2.1-Conceito de comportamento organizacional nas organizações
Comportamento organizacional é a área cientifica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, com a ideia de alcançar produtividade e reduzir a rotatividade na organização.
Suas principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais. Tendo como responsabilidades aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos nas empresas, melhorias das habilidades humanas, estimular a inovação e a mudança, e o principal ajudar o funcionário há alcançar a satisfação profissional e pessoal.
STEPHEN P. ROBBINS
Segundo Stephen P. Robbins, o comportamento organizacional é um campo que estuda os indivíduos, os grupos e a estrutura dentro das organizações. Se preocupa com o que as pessoas fazem e como o comportamento delas afeta o desempenho das empresas.
Definindo executivos e administradores dentro das empresas como pessoas que supervisionam as atividades das outras que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nestas organizações.
Os componentes que constituem sua área de estudos são: motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudança, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
RICKY W. GRIFFIN, GREGORY MOORHEADO
Para Ricky W. Griffin comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano em ambientes organizacionais, da interação entre o comportamento