Tecnicas de negociação
Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano (conhecimento e habilidades das pessoas), que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.
Um dos obstáculos da liderança é sintonizar os objetivos organizacionais com os das equipes e das pessoas. Assim, na formação de liderança nos grupos organizados, os líderes devem ajudar no caminho para que os objetivos comuns sejam atingidos de forma eficaz, como apoiar e encorajar o atendimento das metas profissionais e pessoais, fazendo com que a satisfação seja alcançada por toda a organização. Percebe-se que alguns dos erros que se comete no planejamento da mudança se relacionam com a capacidade do líder em influenciar as pessoas, suas habilidades nas negociações e a sua capacidade precoce em antecipar possíveis ameaças na mudança.
Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado. Já o insucesso de determinadas equipes acontece por uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar:
1) Incapacidade de organizar detalhes – O verdadeiro líder nunca está “ocupado demais” para cumprir qualquer atribuição sua. Quando o indivíduo, seja líder ou seguidor, diz que está muito ocupado para mudar de planos ou para atender a uma emergência, admite a própria incapacidade.