Tecnicas de negociação
Esta atividade foi fundamental para conseguirmos levantar através de pesquisas o conhecimento de negociação sobre o ponto de vista de diferentes autores.
Para que uma negociação seja efetiva é importante que o negociador apresente determinadas habilidades, segundo (Martinelli 2006), são elas: concentrar–se nas ideias, discutir as proposições, proporcionar alternativas à outra parte, ter objetividade, apresentar propostas concretas, saber falar e ouvir, colocar-se no lugar da outra parte, saber de que se negocia o tempo todo, saber interpretar as reações das pessoas, saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses e evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.
Segundo Fischer, Ury e Patton, negociar faz parte da vida. Todo mundo negocia algo todo dia até mesmo quando pensam que não estão negociando.
. Embora negociamos todos os dias, nem sempre é fácil conduzir uma negociaçao, pois, as estratégias padronizadas de negociação quase sempre deixam as pessoas insatisfeitas, desgastadas e alienadas.
E na visão de Sparks (1992), que foca mais na parte objetiva como falar e ouvir,do negociador e oponente tentam chegar sempre a uma conclusão que também agrade e resolva o problema de ambos.
O grupo compreendeu que os três autores buscam na negociação um acordo vantajoso, onde os objetivos e interesses em comum sejam atendidos, procurando garantir um acordo vantajoso para ambas as partes.
Referências : Fischer, Roger. Como chegar ao sim: Negociando sem concessões. Roger Fischer, Willian Ury e Bruce Patton; tradução Vera Ribeiro & Ana Luiza – 2ª Ed. Revisada e ampliada – Rio de Janeiro: Imago, 2005. 216 p. Sparks, D. B. Adinâmica da Negociação Efetiva: como ser bem sucedido através de uma abordagem ganha ganha. São Paulo: Nobel, 1992. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica/ Dante Pinheiro Martinelli, Flavia Angeli Ghisi [organizadores]. – São Paulo: Saraiva, 2006.Negociação: aplicações práticas de uma