TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
MARKETING
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SIMONE DE MELLO
EVANDRO DENZIN
YAEKO OSAKI.
Jaraguá do Sul, 22 de Abril 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Toda organização precisa de indivíduos para que a instituição funcione, Comportamento organizacional estuda o comportamento de um individuo sob a influencia de um todo, psicológico e sócio econômico. Todos indivíduos ou colaboradores interagem e reagem conforme o que acontece, e as organizações trabalham para que agindo e reagindo todos possam atingir os objetivos da melhor forma possível.
Se tratando de eficiência, envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere, ao resultado da mesma.
Capitulo1
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional enfatiza explicar, prever e controlar o comportamento humano, focando tanto os grupos ou indivíduos no ambiente das organizações. Tem como propósito, aumentar a produtividade, reduzir a ausência dos indivíduos e promover a boa relação entre eles.
Tem como característica, englobar conceitos de administração, psicologia e sociologia.
Os dois livros, trazem de maneiras interessantes, a forma de ver o Comportamento organizacional, Idalberto, em seu livro conceitua, Comportamento Organizacional (CO), como o estudo de indivíduos, e grupos atuando em organizações. Já, Cecília, não traz um conceito, e sim um grande estudo, sobre o comportamento humano, e diz que a psicologia do Comportamento Organizacional, hoje, tem um objetivo em foco, que é se aprofundar no estudo do que trabalha de forma menos generalizada.
Em uma citação de Leavit (1972), ele diz:
“Todo pareceu fazer alguma espécie de generalização acerca das pessoas, e isso é importante no decidir o que é ‘prático’ e o que é ‘apenas teórico’”.
O CO está ligado com o trabalho em organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas, e os dois autores,