Tecnicas de negociação
SUPERVISIONADAS
Taboão da Serra
2012
Sumário
Introdução 3
1. 1º ETAPA 1.2 Conceituações de negociação 4
2. 2º ETAPA 5 2.2 Resumo das principais ideias consensuais das questões 5 2.3 O Processo da Negociação 5 2.4 O conceito de negociação 6 2.5 As variaveis basicas da negociação 7 A. 2.5.1 Poder 7 B. 2.5.2 Tempo 7 C. 2.5.3 Informações 8
Considerações Finais 9
Referencias Bibliográficas 10
Introdução
No mundo atual é natural que todas as pessoas iniciem em todas as etapas de sua vida isto é da infância a fase adulta, o processo de negociação. Desde pequeno aprendemos a tomar decisões e passamos boa parte de nossas vidas negociando, onde estiverem duas ou mais pessoas teremos pensamentos distintos, interesses, objetivos, metas e ideologias diferentes, portanto sempre haverá uma negociação para se chegar a um denominador chamado de acordo. Este trabalho comtemplará os conceitos das negociações bem como seu processo e veremos também as variáveis existentes em um processo de negociação.
1. 1º ETAPA
1.2 Conceituações de negociação
Observando as definições de negociações temos as definições de
COHEN (1980) ”a negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão." (COHEN, 1980, p. 16). Já para Kozicki (1998) “a negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade, envolvendo dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que idealmente deixara ambas as partes felizes. A clássica solução ganho-ganha”. (KOZICKI, 1998, p. 17). Analisando as duas podemos dizer que: As definições de Cohen falam mais sobre informação e poder, com o objetivo de incorporar algo como modelo para assim obter resultados.
Já Kozicki na sua visão define negociação mais detalhada