Tecnicas de negociação
1. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Habilidades de Negociar
Negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. O grande desafio é como fazê-lo com a máxima efetividade.
Em um momento de negociação é importante que se analise o seu estado mental: um estado mental rico de recursos é a base para o sucesso; um estado mental frágil e inadequado é a porta para o fracasso. O estado mental adequado para se negociar tem a ver com a capacidade de cada um em lutar diante de novos desafios, em não desistir diante de obstáculos, em saber conviver muitas vezes com situações desconfortáveis, de tensão ou até mesmo de risco.
Importante também é avaliar suas crenças pessoais, como, por exemplo, aprender com os erros, seja próprio, seja dos outros. Ver nos Erros uma forma de melhorar no processo de negociação evidencia a importância da qualidade da preparação, ou seja, é necessário ver a situação pela ótica do profissional que está negociando e pela parte do outro negociador. Embora negociação não seja uma guerra, pode-se aplicar a frase de Sun Tzu: “Se você conhece a você e ao inimigo, não precisa temer nenhum combate. Se você só conhece a você, para cada vitória, haverá um derrota. Se você não conhece nem a você e nem ao inimigo, você irá sucumbir em todas os combates”. Toda negociação é um processo de relacionamento entre pessoas, e todo relacionamento importa em comunicação. Assim, é muito importante saber ouvir, perguntar e apresentar as próprias idéias de forma convincente.
Ao negociador são essenciais algumas habilidades, tais como as seguintes, de forma que as suas habilidades possam gerar maior e melhor resultado na negociação, a saber:
• Perceber quando alguém não entendeu bem as colocações que estão sendo feitas por uma pessoa e já está pensando no que vai responder;
• Saber