Tecnicas de negociação surgimento de uma terceira pessoa na discussão (conflito)
Técnicas variadas foram desenvolvidas para classificar e tornar mais “científica” qualquer situação de conflito quer seja para um maior controle de todos os recursos quer sejam de ordem pessoal onde todos os envolvidos estão inseridos quer seja com a finalidade de minimizar desgastes de preciosos recursos, ou seja, todos querem evitar prejuízos.
Para tanto, foram criadas maneiras de resolver conflitos dos mais variados graus e isso desde as épocas mais remotas da humanidade remontando à época da cavernas ou usando comparativamente as imagens atuais que temos dos ÍNDIOS seja de que lugar ou continente sejam, tanto dos conhecidos como das mais distantes regiões de nosso planeta.
Aprendendo com os erros, a humanidade se dispôs á resolver os dilemas dos conflitos escolhendo pessoas voltadas para tais tarefas e afins, havendo nelas treinamentos ou não a expectativa é que alguém tenha uma visão mais clara das situações e cm isso podendo apontar alguma direção que possa ser seguida para resolver de forma igualitária ou pelos menos de maneira justa para ambos os lados a contenda ou discussão.
Alguns modelos conhecidos para resolução de conflitos são: INQUISIÇÃO, ARBITRAGEM, MEDIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO.
INQUISIÇÃO – Um poder externo domina á todos e toma todas as decisões, ditatorial sendo que as partes perdem todos os poderes e ficam á mercê do inquisidor que tem o poder máximo sem levar em conta qualquer lei exceto o que determina.
ARBITRAGEM – Um poder externo é escolhido por ambas as partes, com especialização e tendo os poderes concedidos torna-se um juiz, proferindo as decisões onde não cabem recursos.
MEDIAÇÃO – Um poder externo é convidado, tem treinamento do assunto porém não decide sendo somente uma mente aberta para propor soluções e sugestões para que exista um consenso e dificilmente deixem de honrar com