Política nacional dos residuos sólidos: o que muda com a nova lei?
CAMPUS CHAPECÓ
ENGENHARIA AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS
ALUNA: DANIELA LOPES
PROFESSOR: LEANDRO BORDIN
POLÍTICA NACIONAL DOS RESIDUOS SÓLIDOS: O QUE MUDA COM A NOVA LEI?
Chapecó, 22 de maio de 2012
SumárioSumário
INTRODUÇÃO4
POLÍTICA NACIONAL DOS RESIDUOS SÓLIDOS : O QUE MUDA COM ESSA LEI?5
MAIS COLETA SELETIVA E MENOS LIXÕES5
RECICLAGEM COM INCLUSÃO SOCIAL7
TUDO SE TRENSFORMA9
CONCLUSÃO11
REFERÊNCIAS12
Lista de FigurasLista de Figuras
Figura 1: Gráficos: Destinação do lixo urbano.8
Figura 2: O que muda com a lei: Reciclagem e inclusão social.9
Figura 3: Gráfico: Crescimento da Reciclagem no Brasil.10
Lista de TabelasLista de Tabelas
Destinação do lixo antes da lei.7
INTRODUÇÃO
A Lei 12.303 que estabelece a Política Nacional dos Resíduos Sólidos entrou em vigor desde o dia 02 de agosto de 2010, porém depois disso nada mais foi comentado pela mídia. Neste trabalho apresento algumas mudanças ocorridas com a aplicação da nova lei.
A partir da data de aplicação serão incentivadas as cooperativas de catadores de lixo, para que haja uma conscientização da população enquanto a reciclagem, com isso irá ocorrer uma diminuição significativa nos lixões, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Novas alternativas para tratamento do lixo surgiram, e serão incentivadas ao longo do tempo. Mas para isso é necessária uma conscientização e adesão da população a esse objetivo.
POLÍTICA NACIONAL DOS RESIDUOS SÓLIDOS : O QUE MUDA COM ESSA LEI?A lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos lança uma visão moderna na luta contra um dos maiores problemas do planeta: o lixo urbano. Tendo como princípio a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e população, a nova legislação impulsiona o retorno dos produtos às indústrias após o consumo e obriga o poder público a realizar planos para o gerenciamento do lixo. Entre as novidades, a lei consagra o viés social da