Impactos de residuos solidos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
C DOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Luciana Andréa Pire
Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima
Thiago Augusto Domingos
Willian Luiz da Cunha
montes claros
2011
INTRODUÇÃO
Podemos destacar sobre os resíduos sólidos a importância e o tipo. A importância porque o nosso lixo bem usado rende lucratividade, trabalho com melhores condições para quem depende dessa atividade, equilíbrio para o ecossistema, água, solo saudável, e muitas outras vantagens, dependendo de uma boa educação ambiental.
DESENVOLVIMENTO
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos tais como: resíduos da construção civil, computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos entre outros. Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originárias principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil. Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, como foi dito anteriormente, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos. Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosas. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas