Os 5s
Após a derrota na Segunda Guerra mundial sofrida pelo Japão, o país teve sua economia quase que totalmente paralisada. Eles perderam os territórios do além-mar, a inflação ficou descontrolada e o país ainda sofria com escassez de alimentos. Impulsionada pelo alto investimento da indústria privada em novas fábricas, a recuperação do pós-guerra foi ajudada pela grande oferta de trabalhadores qualificados oriundos das forças militares e civis desconvocados, além da grande quantidade de dinheiro investida nas poupanças, o que dava maior tranqüilidade as bancos pra financiamentos.
Criado antes da Segunda Guerra por Kaoru Ishikawa o programa 5S é uma atitude de vida, um conceito, que trata basicamente de mudança de comportamento do pessoal em empresas pra se obter a qualidade total do serviço, foi adotado pelo povo japonês não só em suas empresas como também em suas casas por terem em mente a palavra reconstrução no seu dia a dia. Esse programa visa mudança de cultura das pessoas, porém o povo japonês já é conhecido por ter esse tipo de conduta, o que facilitou a implementação do programa no país.
O Programa 5S é considerado o primeiro programa de qualidade total criado, depois dele veio os ISO, o TQC, TQM e etc..
O propósito desse programa é melhorar a eficiência das tarefas por meio da mudança de comportamento dos funcionários no que se refere a evitar os desperdícios, se livrando de materiais ociosos reduzindo custos, cuidar da limpeza do local de trabalho a fim de proporcionar um ambiente limpo e mais agradável pra se trabalhar, organizando em etapas as tarefas diárias.
Os 5S
É uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada ficou conhecida como “Housekeeping”. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa