Botânica
Este trabalho teve a finalidade de confeccionar lâminas histológicas por meio de cortes a mão livre com o objetivo de analisar diferentes estruturas secretoras, bem como suas diferentes localizações na plantas. Isso foi possível tendo como base os seguintes conceitos:
Estruturas Secretoras: São células ou estruturas pluricelulares especializadas presentes em diferentes partes do corpo da planta.
Estruturas secretoras altamente diferenciadas são chamadas de glândulas. Estas variam muito em relação ao tipo de substâncias que secretam. As glândulas podem ser altamente específicas em suas atividades, como é indicado pela predominância de um composto ou um grupo de compostos no material exportado por determinada glândula.
Histoquímica: A histoquímica é uma técnica histológica que tem por objetivo a identificação da natureza química de constituintes celulares. Consiste na coloração específica desses constituintes, utilizando-se reagentes cito ou químico-histológicos previamente estabelecidos que, ao reagirem com os componentes celulares, dão origem a produtos corados.
Importância para as Ciências Farmacêuticas: Esta metodologia é uma ferramenta importante para a área farmacêutica, pois auxilia na identificação da composição de estruturas vegetais, de compostos do metabolismo primário e secundário dos tecidos vegetais (por exemplo, compostos fenólicos, tais como lignina, taninos, flavonóides, cumarinas, ceras, mucilagens, alcalóides, aminoácidos e açucares). E, além do valor na localização microquímica dos princípios farmacologicamente ativos, as técnicas de histoquímica contribuem, ainda, na identificação dos vegetais e em particular de sua natureza física, suas características morfológicas e a natureza de possíveis fraudes e modificações.
Objetivo:
Objetivo principal deste trabalho é localizar e identificar as diversas estruturas presentes em locais distintos da folha de Alecrim
Foi analisada a espécie Rosmarinus officinalis, da família Lamiacea, de