O engenheiro
A palavra Engenharia deriva do Latim ingenium que significa talento, capacidade inventiva
É o indivíduo que combina conhecimentos de química , física e matemática com conhecimentos de economia para solucionar problemas tecnológicos da sociedade.
"A profissão do Engenheiro é a de solucionar problemas
Quase tudo que podemos ver ao nosso redor é fruto da pesquisa, trabalho e criação da engenharia moderna.
Praticamente todos os grandes avanços pós revolução industrial estão diretamente ligados à Engenharia. Tudo aquilo que nos envolve hoje teve participação da engenharia.
A engenharia está intrinsecamente ligada à evolução tecnológica da humanidade.
Daí a importância deste profissional na sociedade.
Porém, poucas são as pessoas que enxergam esse fato. É mais fácil o engenheiro ser lembrado quando algum projeto dá errado.
Sem contar que as diferenças sociais, as derrubadas de florestas, aquecimento global, aumento da camada de ozônio também são atribuídas à ação do engenheiro.
A formação profissional de engenharia está atentando mais para o lado humanista e ético. Uma formação mais crítica e reflexiva, agregando conhecimento aprofundado de ciências humanas como Administração, Economia, Sociologia, Psicologia. Tudo para que eles possam aprender técnicas de liderança, negociação, marketing, relações humanas.
Juntando a habilidade técnica com a habilidade humana tem-se a habilidade conceitual. O profissional passa a ter uma visão sistêmica da sociedade. Ele interage mais com o meio onde ele atua absorvendo e desenvolvendo novas tecnologias, novas técnicas e novas teorias com base em informações sobre política, economia, cultura e meio-ambiente, atendendo de forma mais efetiva as necessidades da sociedade.
“Também trabalhamos o conceito de engenheiro-cidadão, despertando em nossos alunos a consciências ética, social, política e humana, lembrando-os de que devem ser agentes transformadores da sociedade
Como pode ser notado, o