Pesquisa exploratória sobre resíduos da construção civil
INTRODUÇÃO
Em virtude da lei Nº4949 de 05 de janeiro de 2007, publicada na gazeta municipal nº 825 de 05/01/2007 do município de Cuiabá que regulamenta a lei somente no município de Cuiabá, baseado na norma Nº 307 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que abrange o país todo junto com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos Nº 12.305/11 que tem como tema resíduo da construção civil, foi realizado uma pesquisa a campo para levantamento da real situação do tratamento dos resíduos da construção civil nos canteiros de obras do município em questão. Após pesquisa realizada entre as construtoras ativas no município de Cuiabá, o grupo em formação, buscou uma empresa conceituada no mercado, tendo em vista que nela o grupo acreditaria encontrar uma gestão ambiental de qualidade.
OBJETIVO
A pesquisa em questão teve como objetivo buscar o conhecimento e explicitar a situação atual que se encontra os canteiros de obra em relação aos resíduos sólidos provenientes das construções civis em execução dentro do município, mostrar como a empresa lida com essa situação para minimizar os impactos ambientais dentro do município visando sempre como base nas leis Nº 4949 do município de Cuiabá, e da politica nacional de resíduos sólidos.
1.1 METODOLOGIA Após um estudo sobre os resíduos sólidos da construção civil dados em sala, buscamos conhecimento fora dela, como pesquisa em sites, livros e profissionais da área, elaboramos um questionário fora e dentro da sala de aula com intuito de captar as informações do engenheiro sobre a gestão de resíduos realizada pela empresa em pauta.
1.2 POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Sancionada em 02 de agosto de 2010 e regulamentada em dezembro de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) terá em 2011 o seu primeiro ano de implantação. A Lei nº 12.305 institui o princípio de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o