Tecnicas de negociaçao
Chegamos a conclusão de que o processo de negociação está presente nas diversas atividades de qualquer profissional, empresa ou setor da economia. Negociar é o que fazemos para melhorar o que já temos ou, ainda, obter um novo resultado ou conquista. Habilidade imprescindível nos dias de hoje, tanto nas relações comerciais como em gestão de pessoas e relacionamentos interpessoais, negociar é a arte de fazer convergir interesses e pontos de vistas, que sem uma condução intencional permaneceriam conflitantes e não produtivos. Este curso estimula o participante a conhecer e aprimorar suas habilidades como negociador, estruturando uma metodologia prática e eficaz para o processo contínuo dentro das organizações e também em suas atividades pessoais.
Negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte.
Negociar é buscar pontos em comum
Bastam duas ou mais pessoas se reunirem que a negociação aparece, seja na nossa infância, nas amizades, no casamento, no trabalho, mesmo que muito insistam em dar a ela outras dimensões e nomes. Leia o texto de Eduardo Zugaib, escritor e profissional de comunicação, no site Webinsider
Para que uma negociação seja efetiva é importante que o negociador apresente determinadas habilidades, segundo (Martinelli 1997), são elas:
• Concentrar–se nas idéias - Não deixar que a negociação seja levada para aspectos pessoais, mostrando às pessoas o quanto estão erradas. O ponto de vista de cada um deve ser colocado como uma oportunidade de reflexão e de revisão de opiniões e não como um choque de posições.
• Discutir as proposições - Centrar a discussão em aspectos realmente relevantes, não se apegando a casos e situações episódicas, que normalmente caracterizam-se por visões muito particulares.
•