Migração
No Brasil, esse fenômeno populacional se deu em maior proporção entre os séculos XIX e XX e foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, uma vez que o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho. Todos esses trabalhadores tinham um sonho de melhorar de vida e até de enriquecer, no entanto, quase sempre essas perspectivas eram frustradas pela dura realidade. O livro de João Cabral de Melo Neto, "Morte e Vida Severina", mostra claramente a espectativa que os retirantes possuem de outras regiões e a decepção dos mesmos ao chegarem ao seu destino tão sonhado.
A falta de política voltada para o desenvolvimento das zonas rurais resulta no êxodo rural, que por sua vez causa problemas sociais e econômicos nos centros urbanos. O governo deve se mobilizar para satisfazer as necessidades encontradas nessas regiões pouco desenvolvidas para que aconteceça uma diminuição desse deslocamento e consequentemente uma melhora na qualidade de vida de toda população, rural e urbana.
não houver mobilização para que que esse desenvolvimento aconteça, os problemas causados pelo êxodo rural não terão fim.
Os diversos problemas sociais e ecônomicos encontrados nos centros urbanos e nas zonas rurais são causados pela falta de política de desenvolvimento nessas regiões resulta nesse deslocamento desordenado e se não houver mobilização para que que esse desenvolvimento aconteça, os problemas causados pelo êxodo rural não terão