Tecnicas de negociaçao
As diferenças de valores individuais e culturais explicam grande parte das difilculdades que temos em entender as escolhas dos outros e eles as nossas.
A relação entre valores antagonicos será naturalmente conflituosa. A melhor maneira é usar a ética, colocar-se no lugar da outra parte, entender sua cultura, religião e buscar sempre alinhar seus valores com os dela, de forma que ninguém infrija a ética das partes envolvidas.
Aspectos culturais e como lidar com suas particularidades, depende do estudo e interesse de cada um que queria desenvolver negócios internacionais, e é necessário que o faça antes de fazer suposições, e delegar a responsabilidade ãs diferenças éticas e culturais.
Por isso é importante que o negociador tenha uma preparação anterior ao fato, analisando a situação, estabelecendo objetivos da negociação, procurando conhecer as pessoas envolvidas no processo, observando as atitudes. Esse processo vai além do conhecimento técnico, requer grande habilidade para lidar com questões interpessoais e culturais.
O negociador precisa conhecer o negócio do seu cliente, ter postura, empatia .Desta forma, ele cria uma relação de confiança com o cliente e mostra que o caminho indicado é a melhor opção, porém, essa não é uma tarefa muito fácil, descobrir qual papel cada participante desempenha procurar conhecer as pessoas envolvidas no processo, a legislaçao, os valores, a sociologia local, enfim uma série de fatores que podem impulsionar a negociação.
Assim, ao realizar negócios em outros países, o domínio das habilidades de negociação internacional passa a ser um requisito fundamental para o negociador. Pois, em qualquer país que se deseje atingir, é necessário adquirir conhecimento da cultura e de seus costumes, analisando sua capacidade de penetrar no mercado.