Tecnicas de negociaçao
Nessa primeira parte do desafio iremos conceituar negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação sob uma visão sistêmica.
Vivemos negociando. Em nosso trabalho, com nossos amigos, nossa família. A vida é um constante exercício de negociação. A competência em negociar é hoje uma habilidade imprescindível em qualquer área de atuação, especialmente para os empresários e empreendedores.
Na negociação, devemos entender como um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, pois negociar é buscar um acordo. Diante de tantas mudanças que interferem no nosso dia-a-dia, alguns valores e princípios básicos como a ética e a honestidade produzem melhores resultados na arte de negociação.
No processo de negociação podemos identificar as entradas, o processamento que são a transformação dessas entradas em saídas, e as saídas que é o resultado do processo.
Iremos ver também as variáveis básicas da negociação que envolve poder tempo e informação. Definiremos cada uma delas mais adiante abordando a importância de se conhecer cada uma dessas variáveis.
Conceito de Negociação
A negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, houve uma mudança de foco no objetivo do negociador ao longo de sua história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos e, nos tempos atuais, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que, a médio e longo prazo, atinjam-se os benefícios para todos os envolvidos na negociação (Scare e Martinelli, 2001).
De acordo com o PLT a negociação ideal, vista sob o prisma sistêmico, pode ser definida como um processo que envolve duas ou mais partes, baseada na comunicação bilateral, utilizando a informação, o tempo e o poder na busca pelo acordo, por meio de relações duradouras que irão satisfazer as necessidades de todos os envolvidos. É