Tecnicas de negociaçao
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Tutor Presencial:
Abril/2013 “Roteiro de preparação para negociações salariais”.
1. Conhecer a política salarial da empresa
Antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar a par da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa. O desempenho de um funcionário é geralmente é avaliado segundo o parâmetro 'metas x comportamento'. Isso quer dizer que não basta alcançar ou superaras metas, mas é preciso fazê-lo de acordo com os valores e atitudes que a empresa adota e privilegia. Remuneração é uma das formas que a empresa tem para reconhecer a performance do funcionário. Se o saldo está positivo, ou seja, o profissional está bem avaliado, esta é uma boa hora para colocar a questão em pauta o momento mais apropriado para pedir aumento ''é você que faz''.
2. Estabelecer critério
Critério é fundamental. Antes de aventurar-se a pedir um aumento salarial, o funcionário deve colocar na balança o que era esperado pela chefia e o que obteve efetivamente de resultado, além de avaliar como está contribuindo para a empresa atingir os resultados desejados, quanto mais objetiva for a conversa, mais fácil.
3. Acreditar
Acreditar que você realmente merece o aumento tem papel fundamental na decisão do chefe, pois sua postura e posicionamento crítico diante do assunto mostrará muito do que você merece ou não receber. (PODER)
4. Marcar uma reunião
Marcar uma reunião com o chefe para tratar somente do assunto é o ideal. Porém, se perceber que o chefe não está dando a atenção necessária no momento, pergunte se não seria interessante remarcar a reunião, deixando no ar sua ansiosa expectativa de tratar logo do assunto, para que não seja outras vezes protelada por desinteresse ou falta de tempo do chefe. (TEMPO)
5. Preparar o terreno (INFORMAÇÃO)
* Relatar o máximo de ações que realizou nos últimos tempos que