Tecnica
FILOSOFIA
Tecnica; ciëncias; a valorização do trabalho; trabalho e alienação
A técnica por Teresa Labate
1. Homo sapiens, homo faber
Homo sapiens - conhece a realidade e tem consciência do mundo e de si mesmo. Homo faber - tem a capacidade de fabricar utensílios que transformam a natureza.
Homo sapiens e homo faber são dois aspectos da mesma realidade humana. Pensar e agir são inseparáveis: o homem é um ser técnico porque tem consciência, e tem consciência porque é capaz de agir e transformar a realidade.
A construção de representações mentais por meio das quais a realidade é explicada tem a ver diretamente com o modo de agir dos homens adequando a natureza aos seus interesses de sobrevivência. Estas construções mentais tornam possíveis as alterações necessárias para adaptar as técnicas à solução dos problemas que desafiam a inteligência humana.
2. As transformações da técnica
A grosso modo eis a três etapas fundamentais do desenvolvimento da técnica: utensílio, máquina e autômato.
- o utensílio é um prolongamento do corpo humano. Exemplos: o martelo aumenta a potência do braço e o arado funciona como mão escavando o sol.
- Quando deixa de usar apenas a energia humana, a técnica passa o estágio das máquinas (utilização da energia mecânica, hidráulica, elétrica ou atômica).
Exemplos: o carvão queimando faz mover o tear, o vapor de água faz funcionar a locomotiva; a explosão da gasolina viabiliza o automóvel e a eletricidade põe em movimento o ventilador.
- Em etapa mais avançada, o autômato imita a iniciativa humana, porque repete "mecanicamente" as funções preestabelecidas, uma vez que é capaz de auto-regulação. A partir de programas, "tomadas de decisões" pela máquina, se tornam viáveis. Assim as "máquinas pensantes" se aproximam do trabalho, provocando regulando e controlando próprios movimentos.
Exemplos: o radar corrige a rota do avião de acordo com as alterações