Metodologias para desenvolvimento de jogos
Tratando especificamente do desenvolvimento de jogos, os problemas são potencializados devido à extrema dinamicidade dos fatores de influência e a multidisciplinaridade do domínio.
Nesta pesquisa será apresentado o ciclo de vida geral de um projeto de desenvolvimento de jogos e as principais metodologias utilizadas no desenvolvimento de jogos ao redor do mundo. Analisando, os pontos fracos e fortes de cada uma.
Ciclo de Vida de Projeto de Jogos
Durante o processo de produção de um jogo, existem 5 fases principais que compõem o seu ciclo de vida: Concepção, Pré-produção, Produção, Pós-
Produção, Pós-Lançamento.
1. Concepção
Na concepção, após decidir pelo desenvolvimento de um jogo, a empresa que planeja desenvolvê-lo realiza um estudo para atestar a viabilidade operacional, técnica, econômica e de cronograma para o projeto. O principal objetivo desta fase é baseado no conhecimento prévio da empresa desenvolvedora e características mercadológicas, definir o conceito de um jogo que seja Mercadologicamente bem-sucedido. As decisões tomadas nesta fase são apresentadas no chamado Documento Conceitual (Conceptual Document).
Após o Documento Conceitual ter sido aceito por todas as partes envolvidas é o momento de iniciar a fase de produção propriamente dita. Esta fase costuma ser dividia em 3 outras: Pré-Produção, Produção e Pós-Produção.
2. Pré-Produção
Nesta fase são definidos os elementos necessários para o desenvolvimento do jogo. É aqui que a equipe de desenvolvimento é alocada, que termos de confidencialidade e não divulgação, são assinados e são desenvolvidos 2 dos principais artefatos necessários para o desenvolvimento do jogo: o Documento de Game Design (Game Design Document) e o Documento de Design Técnico (Technical Design Document).
No documento de Game Design são apresentadas as características principais do jogo, como por exemplo, detalhes da dinâmica e características