paper
Justificativa:
O trabalho nos anos iniciais com o auxílio de jogos favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita, através de confecção de jogos e atividades feita pelas crianças podendo assim fazer a socialização dos membros e desenvolver seu potencial lúdico.
Objetivo Geral
Demonstrar ao aluno a importância da leitura com jogos pedagógicos alternativos que envolvam a linguagem oral e escrita,
Objetivo Específico
Identificar a importância dos jogos pedagógicos e suas contribuições no desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
Utilizar o jogo pedagógico como metodologia de ensino para melhor aproveitamento na sala de aula;
Classificar os jogos pedagógicos de acordo com o desenvolvimento da criança.
Jogos pedagógicos – Brincando com a leitura nos anos iniciais
Larissa Nascimento Freire de Araújo
RESUMO
O estudo direcionado para o uso de jogos como metodologia de ensino, pretende esclarecer dicotomias entre o brincar e o aprender. Portanto este artigo tem por proposito analisar as vertentes pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem se desprendendo da pedagogia tradicionalista. Segundo Kishimoto (1999), o jogo educativo utilizado na sala de aula na maioria das vezes vai além das brincadeiras e se torna uma ferramenta para o aprendizado.
Usando o jogo como apoio pedagógico nos anos iniciais, os alunos se motivam a aprender de forma alternativa e com uma construção de aprendizagem diferenciada desde os aspectos físicos, cognitivos, e desenvolvimento das diversas competências entre outros.
Palavras chave: Aprendizagem, jogo, brincadeira, metodologia, leitura.
INTRODUÇÃO
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica referente ao brincando com a leitura nos anos iniciais. E visa a secundarização do jogo como recurso pedagógico, caracteriza-se, com o educar brincando em uma metodologia inovadora onde há uma motivação por