Tecnica
Professora Mestre: Ana Paula Barbosa Alves
Trabalho para ser entregue dia 25/04/2014.
O estudo tem como objetivo:
- Classificar os diagnósticos segundo a North América Nursing Diagnoses Aesssociation (N A N D A).
- Fundamentar cientificamente os diagnósticos de enfermagem partindo de uma revisão de anatomia e fisiologia, bem como a fisiopatologia do sistema que se relaciona ao diagnóstico de enfermagem classificado.
- Elaborar a prescrição de enfermagem bem como a sua fundamentação científica no intuito de intervir e armazenar as alterações apresentadas pelo paciente em estudo.
Realizar:
• A revisão da Anatomia, fisiologia e da fisiopatologia das doenças;
• O Diagnóstico de enfermagem;
• Metas a serem corrigidas de acordo com as intervenções de enfermagem que serão empregadas;
• Intervenções de enfermagem;
• Plano de cuidados.
I - INTRODUÇÃO
A seguir passamos a relatar uma confecção de um estudo de caso de um paciente portador de Doença de Chagas, ICC-CFII e Quadro Pulmonar com Velamento na base E a Esclarecer, internado há 06 dias em uma Clínica Médica de um Hospital Público do Município de São Paulo.
O presente foi realizado por acadêmicos do 4ª semestre do Curso de Graduação em Enfermagem na disciplina de Fundamentos do Processo de Cuidar, tendo como finalidade o desenvolvimento da sistematização da assistência.
A opção por este estudo ocorreu considerando a epidemiologia da Doença de Chagas, sendo encontrada nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde estima-se entre 16 e 18 milhões o número de indivíduos parasitados nas Américas e no Brasil estima-se 5 milhões de indivíduos infectados. (Rey, 2002).
A infecção destaca-se por sua gravidade, a cardiopatia chagásica que ocorre em 27% dos casos, as dilatações de órgãos cavitários, que afetam principalmente o aparelho digestivo (megaesôfago, megacólon etc.), em 6% dos infectados e distúrbios neurológicos em 3%. As lesões cardíacas