circuitos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO – DCOMP
103435 – ARQUITETURA DE COMPUTADORES I
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
AVALIANDO O DESEMPENHO DE DOIS
COMPUTADORES COM DIFERENTES
PROCESSADORES
WEDLA ROCHA MELO
SÃO CRISTÓVÃO – SERGIPE
JUNHO – 2011
I – INTRODUÇÃO
Sabe-se que o desempenho do hardware de um determinado sistema é responsável direto pela eficácia deste, tanto em termos do próprio hardware, como em software. Desta forma, se torna necessário procurar medir, avaliar e documentar aspectos relativos no que diz respeito ao desempenho de um computador.
Pode-se enumerar diversos fatores do hardware de um sistema que têm influência significativa no desempenho do mesmo, por exemplo: como o compilador utiliza as instruções da máquina na geração do código de um programa, como o hardware implementa as instruções e como a memória e os dispositivos de entrada e saída se comportam durante o processamento do programa. É importante conhecer o impacto provocado por esses fatores para haver um melhor aproveitamento do desempenho do software que seja executado neste hardware.
Nos sistemas de computadores, é comum definir o desempenho de maneiras diferentes. Há aqueles que definem que o sistema com melhor desempenho é aquele que executa em um tempo reduzido um determinado programa, ou ainda, há aqueles que definem os sistemas que executam o maior número de programas em um dado intervalo de tempo como sistemas de melhor desempenho. Esses dois aspectos são classificados como tempo de resposta ou throughtput (tempo de execução), que considera a quantidade de trabalho executado na unidade de tempo.
Assim, pode-se relacionar essas duas “grandezas” da seguinte forma:
Isto é, se considerarmos duas máquinas A e B, se o desempenho de
A for melhor que o de B, se tem:
ou ainda:
Disto, pode-se concluir que o tempo de execução de B é maior que o tempo de execução de A, e,