Tecnica
Curso Prático & Objetivo
Hidrostática
01. Introdução
De maneira simples, pode-se dizer que um fluido adquire o formato do recipiente que o contém. São considerados fluidos os líquidos e os gases. Dessa maneira estudaremos as propriedades dos líquidos em equilíbrio estático, embora tais propriedades possam ser estendidas aos fluidos em geral.
02. Massa Específica de uma Substância (µ )
É a razão entre a massa de uma quantidade da substância e o correspondente volume ocupado por essa substância: µ= m v Unidades: Kg/m3 (S.I.) ou g/cm3 (C.G.S.)
Relação entre Kg/m3 (S.I.) g/cm3 (C.G.S.):
a) de Kg/m3 para g/cm3 basta dividir por 1000.
b) de g/cm3 para Kg/m3 basta multiplicar por 1000.
1=
10 −3 Kg g = −6 3 = 10 −3 Kg / m 3 cm 3 10 m
03. Densidade de um Corpo
É a razão entre a massa do corpo (porção limitada de matéria) e o correspondente volume que ele ocupa: d= m v 04. Pressão (P)
Conceito que relaciona a força aplicada sobre uma superfície com a área dessa superfície. Assim, a pressão de uma força sobre uma superfície é a razão entre a componente normal da força e a área da superfície na qual ela atua:
Matemática - Série Concursos Públicos
Curso Prático & Objetivo
1
Matemática - Série Concursos Públicos
Curso Prático & Objetivo
→
P=
F
A
No S.I., a unidade de pressão é N/m2, também conhecida como pascal (Pa).
05. Pressão Atmosférica
A atmosfera, composta de vários gases, exerce pressão sobre a superfície da Terra denominada de Pressão Atmosférica. Ao nível do mar a pressão atmosférica é dita normal e vale: 1 atm = 1,01 x 105 N/m2 = 1,01 x 105 N/m2 (Pa)
06. Pressão Hidrostática (PH)
É a pressão exercida pelo peso de uma coluna fluida em equilíbrio. Considere um cilindro com um líquido até a altura h e um ponto B marcado no fundo de área A. O líquido exerce uma pressão no ponto B, dada por:
PH =
Plíquido
, como Plíquido = m . g, teremos :