Tecnica de negociação
A Negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado, e num ambiente típico de mudanças e conflitos.
Essa realidade do mundo em transformação faz com que jogos de interesses se choquem, e com isso surgem os conflitos, além de diversos outros fatores que interferem no processo relacional das pessoas dos grupos e organizações.
Sobre esses aspectos, procuramos através de uma linguagem clara e objetiva, mostrar que mesmo tão presente em nossas vidas, estamos longe de encontrar um concesso a respeito dos conceitos envolvidos no processo de negociação dentro deste contexto. A necessidade de desenvolvimento da habilidade de negociação e primordial, pois vivemos num mundo de conflitos e jogo de interesses.
Diante disso, o presente trabalho apresenta alguns conceitos de negociação, sob a ótica de conhecedores do assunto, que possuem um modo particular de enxergar o tema.
1- Negociação
São várias as definições existentes tentando conceituar negociação, abrangendo diferentes aspectos e enfoques e mostrando visões diversas sobre o tema. É uma necessidade da qual ninguém esta livre, mesmo quando não percebemos que a estamos praticando. O consenso é que, se negocia sempre que se tem interesse aos quais não se podem ser obtidos sem consentimento ou participação de terceiro.
“Conforme os interesses mudam, os conceitos tendem a se adaptar “certamente a maioria das pessoas tem conhecimento de vários conceitos de negociação que vão desde obter um sim passando pela prerrogativa de se saber usar informação e o poder que a mesma gera e chegam até a tomada de decisão para se otimizar interesses” ( Kassem M. El Sayed).
2- Conceito de Negociação David Berlew
David Berlew definiu negociação como um processo em que duas ou mais partes com interesses comuns ou antagônicos de reúnem para confrontar e discutir propostas explicitas com o objetivo de alcançarem um acordo. O ato de negociar é um