Tecnica Construtiva No Brasil Colonia Adobe 1 1 1
ADOBE
X
TIJOLO CERÂMICO
Técnica construtiva no Brasil atual
FACULDADES INTEGRADAS SILVA E SOUZA
FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Arquitetura no Brasil 1
Professor: William Bittar
Alunos: Ana Carolina de Almeida Faria – 7019
Fernanda Vieira – 6990
André Felipe da Costa – 7000
Ruan Vieira - 7004
ADOBE NO PERÍODO COLONIAL
O QUE É
USO NO PERÍODO COLONIAL
O tijolo de Adobe é feito com uma mistura de barro cru, areia em quantidade, estrume e fibra vegetal, a dimensão do tijolo é de 0,20cm de largura x 0,10cm de profundidade x 0,10 de altura.
Sua técnica construtiva consiste em moldar o tijolo cru, em formas de madeira, a partir das quais o bloco de terra é seco ao sol, sem que haja a queima.
Suas principais vantagens são que os materiais para confeccionar o adobe são fáceis de se encontrar, além de serem materiais de baixo custo pois o principal material para construi-lo pode ser obtido no próprio local da construção. O tijolo de Adobe é um ótimo isolante térmico e acústico, e sua execução é relativamente rápida.
O uso do adobe no período colonial era bastante comum principalmente em regiões quentes, onde os materiais eram abundantes e de fácil acesso. É difícil acharmos atualmente casas que foram construídas no período colonial em Adobe em perfeito estado, pois a manutenção precisa ser feita com uma maior frequência, mas podemos encontrar igrejas que tiveram um maior cuidado com a manutenção do mesmo.
TÉCNICA CONSTRUTIVA NO BRASIL
A técnica para a construção de Adobe é bem simples, para a fabricação de cada tijolo era necessário uma massa de terra (argila e areia), esterco, palha, água e misturar manualmente, depois de feito o procedimento, o conteúdo era colocado em formas de madeira e confeccionadas artesanalmente, e ficavam secando por 4 ou 5 dias ao sol, sem levar chuva.
Núcleo histórico - Monte Carlos
Igreja Nossa Senhora do Rosário – MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos prazeres
Igreja dos