Tecnicas contrutivas
- Construções de folhas e fibras, que foram utilizadas diversas vezes pelos indígenas usando principalmente para cobertura e vedação das paredes-telhados. Eram também utilizados em balsas, e em acampamentos com os “toldos”.
- Construções de madeira, que têm como principal função a confecção de uma estrutura que serve como suporte para os materiais de vedação.
- Construções com materiais singulares, tendo como exemplo o couro, esterco bovino, pelos de animais, ostras e ossos. Todos esses materiais eram usados para a produção de diversas coisas para a construção e para a decoração.
2) Nas construções de pau-a-pique, a madeira é utilizada como forma estrutural da casa. São colocadas madeiras verticais fixadas no solo e madeiras horizontais se entrelaçando, feito isso, os espaços vazios são preenchidos por outros tipos de materiais, geralmente o barro, formando uma parede.
3) A construção de enxaimel é a estrutura de madeira realizada com peças encaixadas. Em lugares mais úmidos, para evitar que a madeira apodreça a parte inferior da casa era feita de pedras ou apenas tijolos e a parte de cima a técnica do enxaimel. Essa técnica chegou ao Brasil por meio de Portugal e depois por imigrantes germânicos.
4) As vantagens de construção com tabuas de madeira é que o material é renovável, possui conforto térmico e sonoro. As desvantagens é que, com a grande utilização no passado, as arvores ficaram escassas, logo, as madeiras de boa qualidade hoje, são muito caras e as de menor qualidade são mais baratas por ter o crescimento mais rápido. Também é comum ser danificada por cupim e não tem resistência ao fogo.
5) Taipa de pilão é uma técnica que consiste em socar com um pilão terra levemente umedecida entre dois tabuados laterais chamados taipais, que são amarrados entre si superior e inferiormente com peças chamadas agulhas, para que no final de