transformadores
Assim, o transformador é um conversor de energia eletromagnética, cuja operação pode ser explicada em termos do comportamento de um circuito magnético excitado por uma corrente alternada.
As principais variáveis que definem o dimensionamento de um transformador são a bitola dos condutores (corrente) e o material isolante utilizado (tensão).
Os enrolamentos de alta tensão (AT) são constituídos por várias espiras de fio fino, sendo que o enrolamento de baixa tensão (BT) possuem um menor número de espiras com bitola menor.
A razão entre as tensôes do primário e do secundário, bem como entre os respectivos números de espiras dos seus enrolamentos, definem a relação de transformação de um transformador. Transformadores podem ser :
Monofásicos: Possui duas colunas que levam os enrolamentos primários ( que recebe a energia elétrica a transformar) e o secundário (que fornece a mesma energia com alguma perda), recebe energia elétrica com uma tensão e uma corrente e fornece essa energia a menos perdas em outra tensão e outra corrente. A frequência se mantém inalterada.
Trifásico: Possui três colunas verticais ligadas entre si por travessas horizontais, chamadas cavalestes, possuem três conjuntos de bobinas de alta e baixa tensão colocadas sobre um núcleo, seu funcionamento é idêntico a um transformador monofásico uma vez que sua constituição é de três transformadores monofásicos entre si.
NORMALIZAÇÕES:
Como o estudo de transformadores envolve as principais grandezas elétricas, a ABNT, estabeleceu normas nacionais de operação, construção, manutenção e uso dos mesmos. Segundo a NBR 5440, as potências