Historia da Luta
Luta (em inglês: wrestling) é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. Uma luta é uma competição física entre dois (às vezes mais) competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de luta foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.
Como esporte, com exceção do atletismo, a luta é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento, e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.
Introdução
O termo wrestling é uma palavra inglesa antiga que foi originada algum tempo antes de 1100 d.C. É talvez a palavra mais antiga ainda em uso na língua inglesa para descrever o combate corpo-a-corpo.1 O dicionário online Merriam-Webster define wrestling como "um esporte ou uma competição em que dois indivíduos desarmados lutam corpo a corpo com cada um tentando subjugar ou desequilibrar o outro".2
O Novo Milênio Thesaurus de Roget não suporta o uso de "wrestling" (substantivo) e "grappling" (substantivo) como sinônimo.
História[editar | editar código-fonte]
A luta é uma das mais antigas formas de combate com as referências a ele tão antigas quanto a Ilíada, de Homero, que narra a Guerra de Troia, nos século XIII e XII a.C..4 As origens da luta podem ser rastreadas até 15.000 anos através de desenhos em cavernas na França. Desenhos babilônicos e egípcios mostram lutadores usando a maioria das pegadas conhecidas no esporte atual. Existem desenhos de lutadores nas cavernas dos sumérios-acadianos, datados de 3000 a.C.. No Egito, também existem estes tipos de desenhos em pinturas murais no túmulo 15 em Beni Hasan, datados de 2400 a.C..
Na Grécia antiga, a luta ocupou um lugar de destaque nas lendas e na