Teclado
O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.
Os teclados mais comuns são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema. Juntamente ao Mouse, é uma das principais interfaces entre o computador e o utilizador.
Estrutura
Os teclados são essencialmente formados por um arranjo de teclas ou botões.
As teclas são ligadas a um chip dentro do teclado que identifica a tecla pressionada e envia as informações para o PC. Essa comunicação é feita entre o teclado e o computador pode ser sem fio (via rede sem fio, bluetooth ou infravermelho) ou a cabo (os conectores mais comuns são PS/2 e USB, mas computadores mais antigos utilizavam padrão DIN).
Design
Teclado padrão.
Comumente, os teclados são formados por teclas paralelas em uma estrutura plana, horizontal, sobre a qual o utilizador posiciona as mãos a fim de pressionar, com os dedos, as teclas necessárias à operação. Entretanto, há diversos desenhos de teclados voltados para fins específicos. Há também teclados ergonômicos, em que o posicionamento das teclas busca maior conforto para quem digita.
Arranjo das Teclas
O número de teclas em um teclado padrão varia de 101 a 104 teclas, entretanto, considerando-se teclas de atalho e outros recursos, é comum encontrar teclados de até 130 teclas. Também há variantes compactas com menos de 90 teclas, geralmente encontradas em laptops e em computadores de mesa compactos.
Teclados Alternativos
Tipos de teclado.
Foram propostos outros tipos de teclados para equipamento portáteis pequenos, nos quais a instalação de um teclado comum seria incompatível por questões de tamanho, por exemplo
Um sistema que permitiu reduzir o número de teclas foi o denominado "chord" (do inglês acorde, por analogia com acordes