TECIDOS E SISTEMAS
UNIDADE DE CAMPINA GRANDE
CURSO: ENFERMAGEM
ALUNA: DAYANA WANESSA DANTAS CLEMENTE
TURNO: NOITE MATRICULA: 04013463 – CG/PB.
Sabendo que os sistemas sãos um conjunto de orgãos e que orgão são conjuntos de tecidos, podemos afirmar que em todos os sistemas há associação de diferentes tecidos para formar as estruturas que compoem o corpo como um todo. Dessa forma, descreva a disposição dos tecidos Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso nos Sistemas Tegumentar, Urinário e Cardiovascular, salientando a importância de cada um deles na composição e também manutenção dos órgãos de cada sistema.
Tecido Epitelial também conhecido como epitélio, o tecido epitelial é um dos quatro tipos de tecido do corpo humano. É formado por células justapostas, tem como função a proteção do corpo, revestimento, a absorção de substâncias do meio, a secreção de substâncias úteis e a percepção de sensações, dependendo do órgão onde se localiza. Ele é encontrado na parte externa do corpo (córnea, epiderme) e na superfície interna dos órgãos ocos como o estômago, ouvido, pulmão, boca, útero, nariz, etc.
Tecido Conjuntivo inclui outros variados tecidos cuja função básica é de preenchimento, estabelecendo a continuidade entre os demais tecidos corpóreos dando sustentação ao corpo. Os principais são os fibroblastos (sintetiza o colágeno e as substâncias intercelular), os Macrófagos (responsável pela fagocitose e pinocitose de partículas estranhas ou não ao organismo. Remove restos celulares e promove o primeiro combate aos microrganismos invasores do nosso organismo.), os Matócitos (célula globosa, grande, sem prolongamentos e repleta de grânulos que dificultam, pela sua quantidade, a visualização do núcleo, esses grânulos são constituídos de substâncias anticoagulantes e substâncias envolvidas nos processos de alérgia) e os Plasmócitos (produtor de todos os anticorpos no combate a microorganismos. É originado no tecido conjuntivo a partir da diferenciação