Programas Sociais
CURSO: FISIOTERAPIA
PERÍODO: 6°PERÍODO
DISCIPLINA: FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE
PROFESSORA: ROANE FARIA
ALUNAS: FLAVIA RIBEIRO, KEILA GONÇALVES
PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO
PATOS DE MINAS, AGOSTO DE 2015.
ALUNAS: FLAVIA RIBEIRO DOS SANTOS, KEILA GONÇALVES
PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina Fisioterapia na Saúde da Comunidade, do curso de Fisioterapia, 6° período, sob orientação da professora Roane Faria.
PATOS DE MINAS, AGOSTO DE 2015.
INTRODUÇÃO
Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país. O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.
O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Famíllia, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.
Além disso, o CadÚnico também é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos