Tecido nervoso e sistema nervoso
Funções
A função principal do sistema nervoso é a integração, coordenação e comunicação entre as partes do corpo e entre o corpo e o ambiente ao receber estímulos sensoriais e elaborar respostas adequadas para estes estímulos. A comunicação pode ser feita devido ao fato de que os neurônios podem transmitir mensagens e informações via impulsos nervosos para outros neurônios e tipos de células (a explicação virá posteriormente). Em resumo, pode-se dizer que este sistema permite ao corpo funcionar harmonicamente.
Características gerais
Tecido constituído por dois tipos celulares principais: os neurônios e as células da glia.
1. Neurônios: principais células do sistema nervoso (e tecido nervoso), apesar de constituírem apenas 10 % do total de células. Têm formato alongado e são responsáveis pela transmissão de mensagens na forma de impulsos nervosos (ainda veremos como isso ocorre). Um neurônio típico é constituído de três partes básicas:
Dendritos: prolongamentos ramificados que funcionam como “antenas” captadoras de sinais, recebendo estímulos ou impulsos nervosos provenientes de outros neurônios ou outras células sensoriais. Estes estímulos geralmente são enviados ao corpo celular.
Corpo Celular: parte volumosa, onde se encontram o núcleo e várias organelas citoplasmáticas.
Axônio: É um “cabo”, responsável por transmitir os impulsos e estímulos para outro neurônio ou para as células de uma estrutura efetora, como por exemplo, células musculares ou glândulas. O axônio pode ou não ser revestido por uma bainha de mielina, estrutura formada pelo enrolamento de parte de outras células do sistema nervoso, e que funciona como isolante elétrico capaz de impedir que o impulso nervoso se propague para neurônios adjacentes. Além disso, a bainha também é capaz de acelerar grandemente a velocidade de transmissão do impulso nervoso (veremos isso posteriormente). As porções do axônio não recobertas pela bainha de