Tecido muscular e sistema nervoso
▪ Os músculos são elementos ativos dos movimentos, pois deslocam os ossos (elementos passivos). ▪ Pensando nessa função dos músculos perceberemos que esse tecido deve ser capaz de realizar contração. Apresenta fibras contráteis. ▪ Suas células se originam do mesoderma.
São constituídos por células alongadas, com filamentos citoplasmáticos com proteínas contráteis, que geram força para realizar a contração muscular, utilizando ATP.
São capazes de transformar energia química em energia mecânica. A energia é ou pode ser controlada pelo Sistema Nervoso.
Funções dos Músculos
▪ São elementos ativos do movimento ▪ Realizam a propulsão de substâncias, atuando também na eliminação de resíduos. ▪ Controla o diâmetro de alguns órgãos ▪ Auxilia na manutenção da temperatura corporal.
Tipos de tecido muscular
▪ O tecido muscular se divide em: - Músculo estriado esquelético - Músculo estriado Cardíaco - Músculo liso
Músculo liso
A maior parte dos órgãos internos de nosso corpo contém músculo liso. Esse nome é devido ao fato de que esse tipo de músculo não apresenta as estriações microscópicas que caracterizam os músculos esquelético e cardíaco. È formado por células longas, mais espessas no centro e afilando-se nas extremidades, com núcleo único e central.
As células musculares lisas são revestidas por lâmina basal e mantidas juntas por uma rede muito delicada de fibras reticulares, que amarram as células umas as outras, de tal maneira que a contração simultânea de apenas algumas ou de muitas células se transforme na contração do músculo inteiro.
O sarcolema dessas células apresentam grande quantidade de depressões com aspecto e as dimensões das vesículas de pinocitose, denominadas cavéolas. As cavéolas contêm íons de Ca² que serão utilizadas para dar início ao processo de contração.
As células musculares lisas apresentam corpos densos, estrutura densas aos elétrons, que aparecem