sistema muscular e nervoso
INTRODUÇÃO
Neste trabalho tive o objetivo de apresentar dados e informações sobre o Tecido Muscular e o Tecido Nervoso para que assim, com a seguinte pesquisa realizada, possamos compreender melhor o assunto que será estudado mais tarde em sala de aula.
Apresentarei características dos mesmos, explicando, como por exemplo, os tipos de tecido muscular, como os músculos se contraem, como o sistema nervoso é dividido, como se propaga o impulso nervoso, entre outros pontos importantes.
Farei isto, em forma de texto, organizado em itens, para melhor esclarecer e apresentar este assunto.
TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular é responsável pela locomoção e pelos movimentos de várias partes do corpo. Esta função é realizada por células especializadas chamadas fibras musculares, as quais se contraem sob estimulação apropriada. Este sistema tem a capacidade de transformar energia química em mecânica através da quebra enzimática do ATP. No corpo dos vertebrados há três tipos de músculo, cuja classificação é baseada no aspecto e localização de seus constituintes celulares: liso, esquelético e cardíaco. Os três tipos são constituídos por células assimétricas, ou fibras, com o longo eixo disposto em direção ao movimento.
Tecido Muscular Estriado Esquelético: Apresenta, sob observação microscópica, faixas alternadas transversais, claras e escuras. Essa estriação resulta do arranjo regular de microfilamentos formados pelas proteínas actina e miosina, responsáveis pela contração muscular. A célula muscular estriada chamada fibra muscular, possui inúmeros núcleos e pode atingir comprimentos que vão de 1mm a 60 cm.
Tecido Muscular Liso: Está presente em diversos órgãos internos (tubo digestivo, bexiga, útero etc) e também na parede dos vasos sanguíneos. As células musculares lisas são uninucleadas e os filamentos de actina e miosina se dispõem em hélice em seu interior, sem formar padrão estriado como o