Alimentação no Ciclo da Vida
Alimentação no Ciclo da Vida
Brasília
Maio/2014
UNIPLAN - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
Alimentação no Ciclo da Vida
Trabalho de Antropologia da Alimentação
Professora: Fernanda
Brasília
Maio/2014
Alimentação no Ciclo da Vida
A alimentação constitui fatores importantes para a proteção da saúde, e recentemente tem assumido um papel fundamental na prevenção de uma série de doenças, particularmente as doenças crônicas não transmissíveis.
Uma alimentação saudável, deve ser composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, não esquecendo que deve ser rica em vitaminas.
Gestação: Recomenda-se que, a gestante tenha uma dieta variada, que inclua pães e cereais, frutas, legumes, verduras, derivados do leite e carnes. Assim como o aumento do consumo de água é de suma importância. Um mito muito comum de ser ouvir quando esta gestante é que tem que se alimentar por dois. Isso é totalmente errado, até mesmo porque o excesso de peso nesta fase pode levar à patologias como a diabete gestacional e hipertensão arterial, expondo a gestante e ao bebe a situações adversas como crescimento inadequado do feto e parto prematuro. Portanto, o ideal é que a gestante siga uma dieta equilibrada e variada, priorizando a qualidade e não a quantidade.
Lactação: A alimentação saudável tem início com o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementado até, pelo menos, o segundo ano de vida. Após os seis meses de idade, a alimentação complementar deve prover suficientes quantidades de água, energia, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, por meio de alimentos seguros que sejam agradáveis à criança. As situações mais comuns relacionadas à alimentação complementar oferecida de forma inadequada são: anemia,