tecido ósseo
Tecido Ósseo
INTRODUÇÃO
Histologia é definida como sendo a ciência, parte da biologia, que estuda os tecidos do corpo, bem como estes se organizam para constituir os órgãos de um organismo vivo. O termo histologia, utilizado inicialmente por Mayer, em 1819, para descrever ‘texturas’ diferentes encontradas no corpo animal, derivou do termo ‘tecido’, criado pelo anatomista francês Bichat por volta de 1800. Mayer fez a conjunção do termo histos (tecido) e logos (estudo).
.
Tecidos
Os tecidos, conjuntos de células de mesma origem embrionária e funções gerais relacionadas, são constituídos por células e pela matriz extracelular. Diz-se de funções gerais relacionadas uma vez que as células de um tecido não executam as mesmas funções, mas elas estão intrinsecamente ligadas para possibilitar o funcionamento do tipo tecidual em questão. No tecido ósseo, por exemplo, os osteócitos são células cuja função é contribuir na manutenção da matriz óssea, enquanto os osteoclastos são responsáveis pela reabsorção óssea.
A matriz extracelular é composta de diferentes tipos de moléculas que dão sustentação às células do tecido, além de possibilitar o transporte de substâncias e nutrientes para as células e a partir das mesmas. Outra função da matriz extracelular é realizada por moléculas da mesma que atuam como sinalizadores, sendo reconhecidos por receptores das células teciduais.
A maioria desses receptores consiste de moléculas que cruzam a membrana plasmática celular e se conectam a outros componentes do citoplasma, transmitindo sinal recebido para o interior da célula. Desse modo, estabelece-se um mecanismo de feedback ou retroalimentação, uma vez que são as células que sintetizam as substâncias da matriz, mas também sofrem regulação.
A maioria dos órgãos que constituem os sistemas de um organismo é composta