Tecido osseo
BIOLOGIA CELULAR
TECIDO OSSEO
INDICE
Proposta de trabalho
1. Descrever os três tipos de células existentes no tecido e suas funções básicas.
2. Descrever como ocorre uma ruptura óssea e como ocorre a regeneração.
3. Pesquisar sobre as principais dificuldades de regeneração para idosos, e citar uma atividade fisioterápica que possa ajudar na redução desse problema de redução da regeneração.
1. Descrever os três tipos de células existentes no tecido e suas funções básicas.
Os três tipos de células existem no tecido são Osteoblastos, osteoclástos e Osteócito. * OSTEOBLASTO: função básica é a de síntese (formação) do tecido ósseo. * OSTEOCLASTOS: função básica é a de reabsorção óssea. * OSTEÓCITO: são responsáveis pela manutenção do tecido ósseo vivo, uma vez que detectam as alterações físicas químicas deste tecido recrutando, o osteoclastos e osteoblastos para as funções de síntese e reabsorção.
2. Descrever como ocorre uma ruptura óssea e como ocorre a regeneração.
As causas mais comuns de ruptura óssea são as quedas e todo o tipo de traumatismos externos, que tanto podem atuar como mecanismos diretos, como ocorre perante um golpe ou impacto violento, bem como mecanismos indiretos.
Quando um osso se quebra, os vasos sanguíneos em seu interior se rompem, causando sangramento e a formação de um coágulo.
A região da fratura fica cheia de pedacinhos do osso quebrado e tecidos mortos, que são removidos pela ação de células chamadas osteoclastos. Elas fagocitam esses fragmentos.
A reconstituição óssea em si se dá a partir de duas membranas bastante vascularizadas: o periósteo e o endósteo. Enquanto o periósteo envolve por completo os ossos, o endósteo é uma camada mais fina que os reveste internamente
Um ou dois dias após a fratura, os osteoblastos já começam a invadir o interior e a superfície do coágulo. A deposição de osteoblastos no local da fratura leva à formação do calo ósseo, que surge