tecido musculas
Fortaleza
2014
Introdução :
As células musculares tem origem mesodérmica e sua diferenciação ocorre devido a um determinado processo de alongamento gradativo ,com simultânea síntese de proteínas filamentosas .Com isso são divididos em três tipos : O músculo liso , o músculo estriado esquelético e o músculo estiado cardíaco.
Músculo Liso:
O músculo lisa está presente em órgão ocos como: os vasos sanguíneos, a bexiga, o útero, estômago. Esse tipo de músculo possui a contração involuntária e lenta. Cada célular lisa fusiforme abriga um único núcleo que sua localização é central que tem forma que tem forma de saca-rolha na hora da concentração da célula. As células musculares lisas são uninucleadas e os filamentos de actina e miosina dispões em hélice em seu interior, sem formar padrão estriado como no tecido muscular esquelético.
Há dois tipos de músculo liso: O tipo multiunidade que é aquele que em cada célula possui seu próprio suprimento nevoso apresentando sua própria inervação, já o outro tipo de músculo liso é o unitário (também denominado visceral), no qual os impulsos nervosos são transmitidos via junções gap de uma célula muscular para a vizinha.
Músculo Estriado Cardíaco:
As células do músculo cardíaco são estriadas, mas cada célula normalmente só contem um núcleo, localizado no centro.Nesta célula são formadas junções especializadas conhecidas como discos intercalares, nos pontos de interdigitação de uma com as outras. A contração da musculatura cardíaca é involuntária, possuindo assim as células seu ritmo próprio.
Os discos intercalares têm porções transversais especializadas em adesão célula-célula devido à existência de desmossomos e fáscias aderentes e porções laterais (longitudinais), que são ricas em junções gap, possibilitando comunicação célula a célula.
O coração tem um grupo de células musculares cardíacas especializadas que constituem o nódulo sinoatrial(nódulo