celulas-tronco
Aluna: Luciana Carneiro Rodrigues
Série: 1º4
Prof.ª: Ada Lucia
O que são células-tronco?
São células mestras que tem a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos muscula e pele. Existem dois tipos de células-tronco, são elas:
Células-tronco adultas
Esse nome é um erro, porque são encontrados os tecidos maduros no corpo de crianças e adultos. As células-tronco adultas são mais especializadas que as embrionárias e dão origem a tipos especificados a células são chamadas multipotentes. Algumas pesquisas sugerem que as células-tronco adultas podem se transformar em tipos mais variados de células do que se supunha anteriormente.
Células-tronco embrionárias
São aquelas células encontradas embriões. Eles têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo.
As pesquisas
Contra a pesquisa de células-tronco
A oposição das pesquisas de células-tronco é forte e não parte apenas de grupos religiosos. O principal argumento contra a utilização de embriões humanos em pesquisa cientifica consiste em considerar embriões como seres humanos, pois, para os grupos conservadores, a vida começa no momento de concepção. Tal posição é levantada por importantes grupos, como a Igreja Católica, partidos democrata-cristãos e ONG’s, que consideram o uso de embriões antiético por se tratar de vidas humanas. Na Europa, o partido democrata alemão conseguiu vetar importantes verbas da União Europeia para pesquisas embrionárias, enquanto que no Brasil há também oposição de membros da comunidade religiosa e científica.
A favor das pesquisas com células-tronco
Boa parte da comunidade científica considera as pesquisas essenciais para curar degenerações e outros males. Com isso, os cientistas esperam aprender a controlar o processo de multiplicação e substituir tecidos danificados. As pesquisas com células-tronco embrionárias