resgatando valores
Ione Gois Vasconcelos
RESGATANDO VALORES: Brincadeiras Antigas
Santarém-Pará
Setembro 2013
Ione Gois Vasconcelos
RESGATANDO VALORES: Brincadeiras Antigas.
Projeto apresentado a Universidade Paulista, como instrumento parcial de avaliação da disciplina Pedagogia Interdisciplinar, do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Orientador: Prof.ª Eriane
Santarém-Pará
Setembro 2013
Tema:
RESGATANDO VALORES: Brincadeiras Antigas
Titulo: Brincando e Aprendendo
INTRODUÇÃO:
O que mais se vê atualmente são as crianças dentro de casa na frente do videogame, do computador ou da televisão ou com um telefone celular na mão. Parece que aquelas brincadeiras antigas e divertidas da nossa infância ficaram para trás. Quem não se lembra da turma toda que se encontrava depois da escola para brincar na rua ou numa praça perto de casa? As meninas brincavam de passa-anel, amarelinha ou corda, enquanto os meninos jogavam bolinha de gude, pião ou faziam cabo de guerra. A turma toda se reunia também em outros momentos. Era a hora da queimada, do esconde-esconde.
Aos poucos, porém, essas brincadeiras deliciosas foram sendo esquecidas pela garotada. "Antigamente, os pequenos se divertiam em espaços públicos e em convivência com várias crianças. Mas com a modificação da sociedade esses espaços desapareceram e elas passaram a ficar mais com os brinquedos do que com os amiguinhos", O maior problema dessa substituição é que as crianças acabam não brincando de maneira adequada, pois não há interação com outras crianças. Brincar faz parte do desenvolvimento infantil. Pesquisas já mostraram que crianças que brincam são mais criativas e as que se divertem em grupo têm menos