RESGATANDO VALORES
PÚBLICO ALVO: Alunos do 2º período e alunos do 1º ao 5º ano, professores, funcionários e pais.
Duração: Ano letivo de 2013
Apresentação:
Este projeto tem a finalidade de promover a construção de uma cidadania sadia, critica comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
O projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com a participação efetiva dos alunos e professores divididos e organizados por tópicos: amor, amizade, bondade, compaixão, coragem, honestidade, esperança, fé, felicidade, generosidade, humildade, inteligência, justiça, obediência e disciplina, paciência, paz, respeito, responsabilidade e solidariedade.
Justificativa
Resgatar os valores morais culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira das crianças o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva da vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instancias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças com que se trabalha. A moral já se encontra na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades de ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esse princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta na escola é trabalhar com a criança de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético,