Como surgiu o EAD
O grande desafio da educação no Brasil é suprir a necessidade de milhões de pessoas serem educadas em um país gigantesco como o nosso, para aumentar as chances e oportunidades de todos e diminuir a desigualdade social, sendo que não há professores suficientes para isso. A tecnologia é a principal parceira, que quando empregada de maneira pedagógica, permite difundir o conhecimento e informações nos quatro cantos do país e do mundo.
No Brasil
Já no Brasil, o Ensino a Distância teve seu começo no fim do século XIX, um dos primeiros cursos a distância ensinavam datilografia por correspondência, e depois tiveram aulas que começaram a ser passadas pelo rádio, e mais tarde esse instrumento de aprendizado que foi o rádio, virou tema de curso.
A Televisão
Depois do rádio surgiu a televisão, e assim como antes, aí também foi empregado o ensino a distância. Através de transmissões ao vivo via satélite, um professor dava a aula para uma câmera, e do outro lado, em várias outras cidades do interior, essa aula era televisionada para dezenas de alunos. As dúvidas mais simples eram sanadas por auxiliares que ficavam nas salas de aulas, as dúvidas mais complicadas eram enviadas por e-mail ao professor, que as respondia na hora, pela televisão. Tem-se aí a evolução das ferramentas do ensino a distância interagindo textos, áudio e agora imagens. Desta forma, até mesmo pessoas no interior do Brasil, com condições de vida precárias, começavam a ter um ensino de qualidade, sem precisarem se deslocar e ter maiores custos. Nesta época já havia a internet, porém estava no começo e não era viável ainda a transmissão de vídeo-aulas por causa