Resgatando valores
2- Público- alvo: Crianças e adolescentes abrigados da Fundação Beatriz Gama
3- Instituição de Prática de Estágio: Fundação Beatriz Gama
4- Município/Estado: Volta Redonda/ Rio de Janeiro
5- Responsável Legal pela Instituição Prática de Estágio( Diretor ou Presidente): Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira
6- Período de Prática: 05 dias
7- Caracterização da Realidade: Criada em 17 de julho de 1968, no governo de Sávio Cotta de Almeida Gama. A Lei que regulamentava o atendimento às crianças e adolescentes brasileiros era o Código de Menores. Esta lei previa (entre outras coisas) que uma criança poderia ser retirada do convívio familiar e colocada nos grandes “internatos” da época simplesmente pelo fato de serem pobres, onde geralmente permaneciam até completarem a maioridade.
Em 1990, o governo Federal criou a Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, e sendo assim a Fundação Beatriz Gama assiste a crianças e adolescente, em situação de risco, vítimas de maus tratos, abandono, abuso sexual, em situação de rua, ou qualquer outra que coloque em risco a sua integridade física, moral ou psicológica, tendo seus atendimentos regulamentados pelo ECA.
Hoje tem à frente da presidência o Dr. Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira, como Chefe de Gabinete Enio Baptista, como Diretor Pedagógico Social o psicólogo Paulo Roberto Pacheco Guerra e como Diretor Administrativo Financeiro o advogado Jésus de Paula e a Assessora de Assuntos Educacionais Thelma Thereza Goulart Alves.
A Fundação Beatriz Gama atende crianças, adolescentes e jovens, nos Programas de Abrigo, de Capacitação Profissional Projetos: Nota Dez e PETI e Escolinhas de: futsal, capoeira, tênis, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva e dança.
O Programa de Abrigo tem capacidade para atender cerca de 100 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, de ambos os sexos, desenvolvem atividades de convivência familiar, com pequenos grupos, mantendo o vínculo entre os