Tecido muscula
LOCALIZAÇÃO DO HIPOTÁLAMO: O hipotálamo, que é parte integrante do diencéfalo, é formado por inúmeros núcleos mal definidos. O hipotálamo constitui a parte inferior das paredes laterais e a base do terceiro ventrículo, é limitado anteriormente pelo quiasma óptico e dorsalmente pelo sulco hipotalâmico e pelo tálamo, constituindo, a cápsula interna, os núcleos subtalâmicos e o pedúnculo da base, os limites laterais. Na sua superfície inferior, o hipotálamo é contínuo com o infundíbulo (haste pituitária).
FUNÇÕES DO HIPOTÁLAMO: Clinicamente foi há muito reconhecido que as lesões no hipotálamo frequentemente levam a combinações difusas e bizarras de sintomas e sinais, que provêm de distúrbios endócrinos, metabólicos, viscerais e comportamentais. Entretanto, foi largamente afirmado que tais combinações resultam da interrupção das vias de controle para estas várias “funções” que, embora altamente independentes estão intimamente relacionadas topograficamente seja no hipotálamo, seja próximo dele. HORMONIOS DO HIPOTÁLAMO:
Hormona antidiurética - a ação principal da ADH (também conhecida como vasopressina) é reduzir o volume e aumentar a concentração de urina, aumentando a permeabilidade dos túbulos do rim para a água, permitindo assim a reabsorção de maiores quantidades de água para a corrente sanguínea. Ocitocina (OXT) - é produzida pelos núcleos supra-óptico e paraventricular do hipotálamo e tem como função estimular as contracções do miométrico (útero) e células mioepiteliais da mama (permitindo a saída de leite do peito aquando a amamentação). Esta hormona desencadeia em mulheres