Tecido Muscular
É um tecido constituído por um agregado de células (fibras) especializadas na contração por apresentar uma grande quantidade de filamentos citoplasmáticos (actina, misosina), que sofrem modificações morfológicas e químicas para desempenhar sua função eficientemente. Qt mais especializada, menor a capacidade de diferenciação da célula.
Origem Embrionária: Mesoderma, constituído pelas células mesenquimais. Qd sofrem estímulos começam a se diferenciar, sendo chamadas de mioblastos (sofrem modificações, alongamento, e químicas) Os mioblastos se diferenciam em 3 tipos de fibras musculares:
- Fibra Musculas Estriada Esquelética
- Fibra Musculas Estriada Cardíaca
- Fibra Musculas Lisa
TecMuscEstrEsq
Apresenta faixas claras e escuras, dispostas paralelamente. Morfologia Cilíndrica. Contrações rápidas e movimento voluntário. Vários núcleos localizados na periferia. Diâmetro variando de 10 a 100 µm, comprimento de até 30cm. Apresenta um revestimento de tecido conjuntivo frouxo – Epimísio e Perimísio – penetra no interior dos músculos envolvendo grupos de fibras musculares. Cada fibra é revestida por lâmina basal e fibras reticulares – Endomísio.
Função do T C no T M – ao penetrar no músculo fornece a entrada de vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.
Constituição do sarcoplasma: Armazena glicogênio (energia) e mioglobina (oxidação para formar ATP) que fixa O2; Sarcossoma e miofibrilas: Etruturas cilíndricas dispostas longitudinalmente na fibra muscular.
Miofibrilas: Responsáveis pela alternância de faixas claras e escuras. Faixa Clara é isotrópica, chamada Banda I, possui uma linha escura, a linha Z. Faixa escura é onisotrópica, chamada Banda A, possui uma linha branca, linha H.
A linha Z é formada por uma proteína do citoesqueleto, a alfa-actina, que tem como função sustentar filamentos finos de actina F, tanto de um lado como do outro. Está presente uma outra proteína globosa formada por 3 subunidades: TNC, TNT e TNI.
MECANISMO DE CONTRAÇÃO