Tecido adiposo
É um tipo de tecido conjuntivo especializado no armazenamento de gordura no interior de células diferenciadas denominadas de adipócitos, servindo como:
- Reserva energética durante os períodos prolongados de dieta, na falta de alimentos e após a consumação do glicogênio estocado no fígado e músculos;
- Auxilia na regulação térmica, atuando como proteção contra o frio, em virtude de sua localização sob a pele;
- Envolve órgãos, como por exemplo, o coração, proporcionando acomodação ao movimento de sístole e diástole, além de protegê-lo contra traumas mecânicos. Pode ser subdividido em dois tipos:
Tecido Adiposo Unilocular – com células, apresentando forma esférica, tendo no seu interior uma grande quantidade de lipídios. A quantidade de substâncias fundamentais é menor que em outros tecidos.
Tecido Adiposo Multilocular – com células menores que as do unilocular, pois ao invés de uma grande “gota” de gordura, é constituída por diversas gotículas que se espalham por todo o citoplasma.
Tecido conjuntivo sanguíneo
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: Plasma (parte líquida) e células sanguíneas (elementos figurados do sangue).
Plasma – É um líquido de concentração isotônico em relação às células que ali estão mergulhadas. Sua composição química básica é água, sais minerais e proteínas.
Células – Existem basicamente três tipos de células sanguíneas:
Plaquetas – Que trabalha na coagulação sanguínea;
Glóbulos vermelhos – Hemácias ou eritrócitos são ricos em hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio;
Glóbulos brancos – Também conhecidos como leucócitos, atuam na defesa do organismo.
Então basicamente a função do sangue é: Transportar os gases O2 e CO2, transportar alimentos para as células, coletar os excreções celulares, circular os hormônios e atuar na defesa do organismo.
Tecido Conjuntivo Cartilaginoso
É especializado na sustentação do peso. Por ser