Teatro José de Alencar
Alunos:
Camila Oliveira, David Enosh, Jessica Queiroz, Pedro Anderson e Raíssa Alves
UTILITAS
Sintática: Com análise no que vimos, sua função se adéqua à todas as exigências, é realmente o símbolo-mor da arte e cultura da cidade de Fortaleza .
Semântica: O teatro em si, age com o entorno e faz parte daquele todo, funciona bastante como ponto de referência para as pessoas se encontrarem.
O teatro é considerado importante para população, e serviu no inicio da sua história para trazer status a Fortaleza .
Pragmática : De acordo com o que estudamos, o teatro está de acordo com todas suas exigências, ele é funcional, tem um bom espaço, sua área de circulação é livre , têm uma boa iluminação,muito confortável,tanto para o público, como para os atores . O fato de ter ocorrido uma grande desvalorização naquela área seja o único fator negativo encontrado por nós.
VENUSTAS: Tendo em vista os conceitos de forma e beleza, a edificação nos contempla com as teorias objetivistas.
Percebemos na obra uma grande preocupação com as figuras, linhas e cores; nas linhas contínuas e simétricas que são um dos símbolos da Art Nouveau, a utilização dos vitrais trazendo cores e vida ao edifício.
Ao contemplar o Teatro, percebemos um prazer e um deleite em sua apreciação, evidenciando a preocupação não só coma utilidade, firmeza, mas também com a beleza.
Sendo o elo mais importante da tríade vitruviana, pois não esvazia a obra, resumindo-a apenas a uma construção e sim trazendo um grande valor estético ao Teatro.
FIRMITAS: A Estrutura principal do teatro veio importada da Europa, e era composta de ferro fundido e vidro.
As matérias predominam juntam com o cimento e o gesso em algumas obras.
Era mais uma forma de trazer a Europa pra cidade, de