Analise do filme Efeito Borboleta
3) Sinopse Menino com problemas de memória, utiliza de um diário para manter viva as experiencias em sua mente e a tentativa de consevação do seu "eu" sempre ameaçado. Quando adulto descobre uma maneira de reviver os buracos vazios de suas lembranças e mudar o rumo das coisas. Cada vez que tenta concertar algo, novas consequências e desfechos a vida dele e das pessoas envolvidas acaba tendo.
4) Os conceito apresentados no filme são:
- Memória
- Hipnose
- terapia
- ** Mecanismos de defesa
5) Definição dos Conceitos
Memória: Podemos definir memória como o processo cognitivo que inclui, consolida e recupera, toda a informação que aprendemos.
É um sistema de armazenamento que permite reter a informação aprendida e permite evocar essa mesma informação, isto é, permite lembrar de informação retida anteriormente, mas a sua representação na memória não é uma reprodução fiel. Depois de codificada a informação, a mesma vai ser armazenada. O armazenamento de informação consiste no registo de informação sobre algo como por exemplo a última passagem de ano que celebramos. Ao relembrar essa última passagem de ano, lembrara das pessoas com quem a celebrou, o que comeu.. Parece que tudo está guardado num lugar do cérebro, como que num DVD, mas não é isso o que acontece, novas tecnologias que permitem ver o nosso cérebro em ação, provam que quando nos lembramos de algo (como por exemplo a passagem de ano) várias áreas do cérebro são utilizadas. Cada informação, cada engrama, produz modificações nas redes neuronais, que mantendo-se, permitem que você se recorde do que memorizou, sempre que queira, a isto chama-se recuperação. Na recuperação, recupera-se uma informação, ou seja, lembramo-nos, evocamos, recordamos uma informação. A recuperação pode ser automática (a data de nascimento) ou pode requerer uma maior complexidade para recuperares algo (como por exemplo uma lei da física). O segundo tipo de recuperação, já não é tão automático,